HIDROMOD E SIMTEJO ganham novo premio internacional

Depois de no final de 2011 a plataforma AQUASAFE no sistema da Simtejo ter sido uma das três selecionadas como finalista dos “Be Inspired Bentley Awards”, depois de ter sido distinguida em Maio com um prémio Europeu da IWA, a maior associação internacional do sector da Água premiou aquela plataforma de novo, agora numa competição mundial



 Lisboa, 10 de Setembro de 2012

O projecto “AQUASAFE - Smart management tool. Implementation to wastewater system of Simtejo Lisboa, Portugal” foi distinguido pela International Water Association (IWA) com o Honour Award dos IWA Project Innovation Awards Global Winers 2012 na categoria de Operations and Management.

Este galardão vem premiar pela terceira vez o trabalho conjunto da HIDROMOD e da SIMTEJO, reconhecendo a nível mundial a qualidade da Engenharia Portuguesa nas áreas dos sistemas de informação e ambiente, distinguido por um lado a excelência e versatilidade da plataforma AQUASAFE, e, por outro, a qualidade do serviço público prestado pela Simtejo na área do saneamento da região de Lisboa.

No final do ano de 2011 a plataforma AQUASAFE foi selecionada como finalista dos “Be Inspired Bentley Awards” pela aplicação na gestão integrada do sistema de saneamento da Simtejo, no âmbito dos quais foi considerado uma das 5 aplicações de engenharia mais inovadoras de 2011. A mesma aplicação do AQUASAFE recebeu em Maio de 2012 um Honour Award dos IWA Project Innovation Awards Europe & West Asia Regional Awards 2012 na categoria de Operations and Management.

O painel de peritos da IWA decidiu recentemente premiar de novo este projecto, desta vez numa competição a nivel mundial: Honour Award dos IWA Project Innovation Awards Global Winers 2012 na categoria de Operations and Management. É o reconhecimento da inovação tecnológica da plataforma AQUASAFE mas também a confirmação da sua importância estratégica para o desenvolvimento da indústria da Água.

O desenvolvimento da plataforma AQUASAFE foi iniciado há cerca de 3 anos e meio no âmbito dum projeto QREN financiado pelo POR Lisboa.

A aplicação da plataforma AQUASAFE na gestão integrada do sistema de saneamento da Simtejo permitiu integrar o modelo de previsão meteorológica, os modelos matemáticos do sistema de drenagem e o modelo hidrodinâmico do estuário do Tejo, com os sistemas de automação, medição de caudais, rede de udómetros e rede de monitorização da qualidade, disponibilizando-se a informação de forma ajustada a cada sector da empresa, com capacidade de previsão e simulação automática, tendo em vista a optimização da eficiência operacional.

Para além das redes de saneamento como a da SIMTEJO, o AQUASAFE está igualmente a ser utilizado noutras áreas diferentes em que a disponibilidade de dados e resultados de modelos pode ser combinada para melhorar a gestão, emitir alertas e produzir relatórios.

No último ano, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela SIMTEJO, ao nível da engenharia e tecnologia, tem sido relevante.  Em 2011 a SIMTEJO foi igualmente galardoada com o Prémio da “Qualidade de Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas Prestado aos Utilizadores”, tendo ainda sido atribuída à obra emblemática da nova ETAR de Alcântara, ainda em fase de conclusão, uma menção honrosa no Prémio de Inovação para a Sustentabilidade e o Prémio de Engenharia do Ambiente dos 75 anos da Ordem dos Engenheiros.

Concluída a primeira fase de realização de grandes investimentos, coincidente com o período de celebração de uma década desde a criação da Simtejo, SA, do Grupo Águas de Portugal, 100% financiada com capitais públicos, a Simtejo consegui em 2011, pela primeira vez na história, o tratamento integral das águas residuais da cidade de Lisboa.

A plataforma AQUASAFE foi desenvolvida pela HIDROMOD que com ela ganhou em Julho um concurso internacional para a International Maritime Organization (IMO), estando a ser instalada na Malásia, Indonésia e Singapura num projecto de melhoria de segurança do Estreito de Malaca.

Em Portugal, está a ser também utilizada em outro tipo de empresas como os portos de Leixões e Viana do Castelo, a Central Termoelétrica de Sines da EDP e no Brasil num projecto piloto na empresa brasileira SABESP. A HIDROMOD é uma PME portuguesa que iniciou a sua actividade em 1992 na área da modelação matemática. Hoje em dia, com o AQUASAFE, faz a integração de sistemas de aquisição de dados com modelos matemáticos de forma a utilizar as previsões na gestão operacional das empresas.

 

PRESS RELEASES da IWA:

www.iwa-pia.org/pia_award_global.html

www.iwa-pia.org/pia_award_eu.html



DIRECÇÃO TELEFONE/FAX EMAIL
HIDROMOD, Rua Rui Teles Palhinha, nº 4, 1º.
2740-278, Porto Salvo
+351 218 486 013
+351 218 484 621
hidromod@hidromod.com


DIRECÇÃO TELEFONE/FAX EMAIL
HIDROMOD, Rua Rui Teles Palhinha, nº 4, 1º.
2740-278, Porto Salvo
+351 218 486 013
+351 218 484 621
hidromod@hidromod.com